Conexão permanente com a internet
Provavelmente a maior polêmica envolvendo o Xbox One teve origem no anúncio da Microsoft dizendo que o console foi projetado para estar sempre online. Para tanto, jogadores seriam obrigados a conectá-lo à Internet pelo menos uma vez a cada 24 horas e, caso ficasse offline por mais de um dia, ele perderia sua capacidade de reproduzir jogos até ser reconectado mais uma vez.
A proposta revoltou os usuários e “derrubou” alguns executivos da Microsoft, que se envolveram em discussões com fãs defendendo o modelo. Dom Mattrick, ex-presidente da divisão de entretenimento interativo da empresa, irritou muitos jogadores ao dizer que quem quisesse ficar offline deveria comprar um Xbox 360. No fim, a empresa mudou de ideia e revogou a obrigatoriedade.
Bloqueio de jogos usados
Andando lado a lado com a polêmica da conexão permanente estava o bloqueio de jogos usados. Utilizando esse sistema de conexão online constante, cada título comprado seria associado a uma conta da Xbox LIVE, permitindo que apenas aquela conta tivesse acesso a ele.
Usuários ficariam incapacitados de revender jogos. Não seria possível nem mesmo dá-los ou emprestá-los para seus amigos. A Microsoft ainda tentou criar um confuso sistema onde você poderia dar um jogo desde que fosse para alguém que já estivesse na sua lista de amigos há pelo menos 30 dias. Essa limitação também acabou caindo rapidamente devido à grande rejeição dos jogadores.
Headset na caixa
Aparentemente a Microsoft esperava que a maioria das conversas online dos jogadores se dessem através do microfone presente no Kinect, então o Xbox One não traria em sua caixa um Headset. Fãs podem ter achado isso um retrocesso em comparação ao Xbox 360, que já trazia o acessório em seu pacote, e também reclamaram de não poderem usar o Headset do 360 no XOne.
A Microsoft inicialmente tentou suprir a falta do acessório dizendo que lançaria um adaptador de baixo custo para o novo console. Em meio à grande repercussão negativa a empresa decidiu incluir o Headset na caixa.
Uso obrigatório do Kinect
O último detalhe que estava incomodando os jogadores é que o console havia sido projetado para utilizar o Kinect obrigatoriamente e nem mesmo funcionaria sem o acessório conectado. A nova versão do periférico traz melhor detecção de movimento e reconhecimento de voz, então provavelmente pareceu uma boa ideia construir grande parte da interface com base nele.
Porém, o fato de o Kinect e o Xbox One nunca se desligarem, levantou a suspeita de que os usuários seriam inclusive observados através do aparelho. A insegurança cresceu após os recentes escândalos de espionagem nos Estados Unidos e a empresa anunciou que não será mais obrigatório utilizar o Kinect no Xbox One, mas que ele ainda virá incluso com cada console.
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