Por mais que todo mundo diga que os dispositivos móveis são o futuro e que vão desbancar os consoles portáteis em pouco tempo, a verdade é que os smartphones e tablets ainda têm um grande caminho a percorrer e obstáculos a vencer. Entre eles, temos a irritante falta de botões, vista como o principal problema na hora de determinar o sucesso da plataforma.
Porém, durante a Penny Arcade Expo, um pequeno acessório chamou a atenção de muita gente. Batizado de Moga, o acessório é aquilo que muita gente sonhou em ter na hora de jogar em seu celular: um controle. Feito especificamente para dispositivos com sistema Android, ele se conecta ao aparelho e permite que você tenha a mesma experiência de um video game tradicional.
Isso acontece exatamente por conta de seu design muito semelhante ao de joysticks disponíveis no mercado. Como ele mantém alguns padrões, como a existência de dois analógicos e de gatilhos, o jogador não vai estranhar na hora de migrar de um console para o smartphone.
Como é de se imaginar, ele faz a comunicação com o telefone a partir de uma rede Bluetooth. Porém, o grande segredo está exatamente em um aplicativo que acompanha o controle e é responsável por toda sua configuração.
Batizado de Pivot, essa app cuida não somente do layout dos botões, mas também serve como uma espécie de central que mostra quais os jogos de sua biblioteca que são compatíveis com o Moga. Ele também pode acessar a Google Play e indicar para compra outros títulos com suporte ao periférico.
Já na parte física, ele traz outras vantagens. A primeira é a existência de um suporte que permite que você encaixe o smartphone ou tablet, transformando o joystick em uma espécie de portátil. Além disso, ele também conta com um baixo consumo de energia, o que dá uma autonomia considerável ao acessório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário